quinta-feira, 17 de outubro de 2013

GAROTA DE 14 ANOS SE ENFORCA APÓS SOFRER BULLYING EM REDE SOCIAL

02 de agosto de 2013, Leicestershire- Inglaterra
 
A jovem Hannah Smith, de 14 anos, de Leicestershire (Inglaterra) se matou na última sexta-feira (02.08) depois de receber bullying por meio do site Ask.me - site de perguntas e respostas muito comum entre os jovens. No serviço, que funciona como uma espécie de rede social, pessoas deixaram mensagens negativas para a garota, como: “Morra”, “Beba água sanitária” e “Tenha câncer”.
Antes de cometer o suicídio, Hannah deixou uma mensagem escrita à mão e postou na internet: “Você acha que quer morrer, mas na realidade você quer apenas ser salva”. A garota de apenas 14 anos era perseguida na rede social por usuários que postavam mensagens ofensivas. Aparentemente, alguns dos ofensores tinham conhecimento sobre a vida da garota e aproveitaram isso para magoá-la ainda mais.
O caso está sendo analisado pelos oficiais de Lutterworth (Leicestershire). O computador da jovem e o celular fazem parte da investigação. Os pais da garota entraram com um pedido para que o site seja banido, pois o site não lida com os “valentões da internet”. O pai de Hannah, Dave Smith, postou em seu Facebook uma petição contra o site e algumas pessoas postaram mensagens no Facebook de Hannah. O namorado escreveu: “RIP Hannah Louise
Mary Jayne Smith. O céu ganhou um lindo anjo”. O pai de Hannah postou uma foto de flores em frente a sua casa em homenagem à sua filha. No Reino Unido, o cyberbullying é crescente e não é a primeira vez que um caso como esse acontece. De acordo com o Daily Mail, a garota sofria ataques constantes dos trolls do Ask.me. O termo 'troll' é dado para os usuários que gostam de fazer brincadeiras e pregar peças na rede. Porém, em alguns casos, as brincadeiras de mau gosto passam do limite, cerca de 15 dias antes de cometer suicídio, a jovem chegou a implorar que os valentões a deixassem em paz. Após uma mensagem que sugeria que a garota se matasse, a jovem respondeu: 'você não se sentiria mal se eu realmente fizesse isso?'
Não é a primeira tragédia do tipo que é causada pelas redes sociais.
No Brasil, a OAB recomenda que os casos de bullying sejam denunciados o mais rápido possível, O site Daily Mail entrou em contato com o Ask.Fm para comentar o caso da jovem. O serviço informou que existe um termo de uso e o site permite o conteúdo anônimo, que não é monitorado. Portanto, o site não tem nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo postado pelos internautas.