quarta-feira, 27 de abril de 2011

CARA DE REQUEIJÃO, JEITO DE LAMBARI




É através dessas ironias que percebemos como o termo bullying não está sendo entendido pela população, principalmente por quem deveria , por obrigação, saber o que é. “Requião afirma ter sido vítima de bullying” FR A5.

Um assunto tão sério como bullying não deve ser utilizado para justificar reações de quem só vê ‘o’ lado da moeda e a ação que ela pode promover.

Praticando a sua ‘bondade’, Chucky roubou o gravador do repórter Victor Boyadjian, da Rádio Bandeirantes, um trabalhador no exercício de sua função, porque ele tem ‘afeição’ e coleciona objetos comprados por trabalhadores honestos. Mas o devolveu em seguida porque já deve ter muitos desses na sua caixa secreta.

Tentando justificar o injustificável , o ‘lambari” peemedebista em questão disse que o radialista tentou lhe aplicar uma "armadilha" com "perguntas encomendadas". O repórter questionou se ele abriria mão de sua aposentadoria como ex-governador do Paraná. Misericórdia! Diz, ‘a gracinha’, que decidiu solicitar a pensão por viver um momento de dificuldade financeira na família, depois de receber cobranças de dívidas judiciais.

Por ser “Jogador” recebe apenas R$ 26,7 mil, mas precisa também dos R$ 24 mil da ‘apostadoria’. Agindo assim, o Senador Roberto Requião diz publicamente não saber absolutamente nada sobre bullying, mas a “belezinha” é sensível à perguntas do tipo “óbvias”, e perguntas sobre dinheiro público feita a um político pode deixar o ‘boneco’ com sérios traumas psicológicos, não é não “requeijão” ?

Por causa disso, o “Chucky” se sentiu no direito de praticar a sua defesa pessoal, honrando todas as vítimas que sofrem caladas e não têm a quem recorrer, porque ainda não há lei que dê direito de resposta... Mas ele vai “1nv3ntaR$” uma.

Existem vários tipos de violências que levam uma pessoa inocente a se tornar um agressor. Uma delas é a Violência Política, que não vou especificá-la porque a leitura tomaria muito tempo e leitor também tem que trabalhar.

Quantos pais de famílias já foram presos diante dos filhos, porque não tinham uma moeda que lhes comprassem um pão, então roubaram? Será que isso foi humilhante e deixou sequelas nesses filhos?

Quantos profissionais competentes deixaram de ocupar uma vaga de emprego porque não tinham uma moeda que lhes pagassem uma boa roupa que os deixassem bem apresentáveis, como pede os requisitos? Será que isso os deixou traumatizados?

Quantos policiais passaram para o lado do crime porque do salário não sobrou uma moeda que pagasse o remédio do filho que mora no morro. Será que isso os deixou arrependidos?

Quantas mães vendem seus filhos nos semáforos porque não têm uma moeda para um copo de leite que esquente a barriga da criança? Será que isso deixa marcas na vida?

Quantas crianças matam e morrem porque o pai da família está preso por não conseguir o emprego, a mãe caiu no mundo ou foi morta por traficante porque não teve uma moeda que lhe pagasse o vício? Será que esse círculo vicioso deixa alguma linha na história?

Quantos professores seriam pagos, quantos trabalhadores honestos, hoje aposentados, seriam pagos, quantos remédios para um Pronto Socorro, Hospitais seriam pagos, quanto de alimentos para os asilos, para as creches seriam pagos, quantas crianças abandonadas seriam assistidas, quantas rodovias, escolas... quantas e quantas perguntas poderemos fazer para tanto dinheiro que o ‘criança’ em questão quer ganhar, porque não tem competência para saldar as dívidas familiares???????

Há mesmo muita ironia nesta história. O ‘lambuzão’ suja a nossa cara com o que ele produz, e quer limpar o traseiro da sua prole com o dinheiro público.

O assunto é o bullying, mas até agora eu não consegui colocá-lo no texto. O que é bullying mesmo, hein?

Com um montante de R$ 50,7 mil mensal dá pra limpar muitas sujeiras de dentro de uma casa, inclusive a vidraça. Depois que o ‘fofinho”conseguir fazer isso, se é que ele pretende, solicito que ele vá aprender o que significa diferenças, principalmente a salarial, para poder entender bullying e o que o promove, antes de usá-lo com ironia. A própria imprensa poderá ajudá-lo.

Para isso, ele não precisará usar o dinheiro do povo, porque essas aulas nós ministramos de graça e com prazer.

Espero que o Estado encontre urgentemente uma clínica onde esse ‘sujeito’ consiga pegar uma onda que lave de vez a sua alma transparente. Senão, o lambari vai sempre ‘perseguir’ a nossa fatia do requeijão.


Rita Lavoyer é professora, escritora e membro da Cia dos blogueiros.

ATÉ ONDE CHEGA A IGNORÂNCIA



terça-feira, 26 de abril de 2011

HÁ JUSTIFICATIVAS





SOU REBELDE


LÍLIAN

Eu sou rebelde por que o mundo quis assim,
Por que nunca me trataram com amor
E as pessoas se fecharam para mim
Eu sou rebelde por que sempre sem razão
Me negaram tudo aquilo que sonhei
E me deram tão somente incompreensão
Eu queria ser como uma criança,
Cheia de esperança e feliz
E queria dar tudo que há em mim,
Tudo em troca de uma amizade
E sonhar, e viver. esquecer o rancor
E cantar, e sorrir e sentir só amor
Eu sou rebelde por que o mundo quis assim,
Por que nunca me trataram com amor
E as pessoas se fecharam para mim
Eu queria ser como uma criança,
Cheia de esperança e feliz
E queria dar tudo que há em mim,
Tudo em troca de uma amizade
E sonhar, e viver. esquecer o rancor
E cantar, e sorrir e sentir só amor











domingo, 17 de abril de 2011



BULLYING MOTIVOU 87% DE ATAQUES EM ESCOLA

Bullying motivou 87% de ataques em escolas, diz estudo Por AE Agência Estado – sáb, 16 de abr de 2011 09:00 BRT

O psiquiatra americano Timothy Brewerton, que tratou de alguns dos estudantes sobreviventes do massacre de Columbine, que deixou 13 mortos em 1999 nos Estados Unidos, apresentou ontem no Rio estudo realizado pelo serviço secreto do país cujo resultado apontou que, nos 66 ataques em escolas que ocorreram no mundo de 1966 a 2011, 87% dos atiradores sofriam bullying e foram movidos pelo desejo de vingança.

Trata-se da mesma motivação alegada pelo atirador Wellington Menezes de Oliveira, autor do massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo. “O bullying pode ser considerado a chave para entender o problema e um enorme fator de risco, mas outras características são importantes, como tendências suicidas, problemas mentais e acessos de ira. Não acredito em um estereótipo ou perfil para um assassino potencial nas escolas.”

A pesquisa apontou que em 76% dos ataques no mundo os assassinos eram adolescentes e tinham fácil acesso às armas de parentes. “Além do controle ao acesso às armas, recomendamos também que os pais fiquem atentos a alguns comportamentos, como maus-tratos contra animais, alternância de estados de humor, tendências incendiárias, isolamento e indiferença”, disse Brewerton. Segundo ele, 70% dos ataques registrados em escolas no mundo aconteceram nos Estados Unidos. O levantamento apontou que naquele país 160 mil alunos faltam diariamente no colégio por medo de sofrer humilhações, surras ou agressões verbais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

MAIS UM GENOCÍDIO DENTRO DE ESCOLA

“Homem abre fogo dentro de escola do Rio e mata ao menos 11 crianças Suspeito invadiu colégio Tasso da Silveira, no Realengo, e também foi atingido e morreu; ainda não há informações sobre o motivo do crime” 07 de abril de 2011 9h 11 O que chama a atenção nesse caso? O homem não chegou àquela escola por acaso. Ele planejou o acontecimento. No trajeto de onde ele saiu até chegar ao local do crime ele poderia ter desistido do seu feito ou então atirar em qualquer outro grupo de pessoas que passavam na rua. Mas não, escolheu a escola! Certamente sondou o espaço para certificar-se de que poderia entrar ali armado sem ser abordado.

As matérias ainda não divulgaram a ficha completa do autor do crime, apenas que era, segundo sua irmã, filho adotivo, morava sozinho, era isolado, sem amigos, que passava muito tempo na Internet e que ele havia sido aluno do colégio , onde adentrou armado, disparando nas cabeças das crianças, matando e morrendo em seguida. O desfecho é sempre igual nesse tipo de tragédia. O que acontece para que uma pessoa, antes de tirar a sua vida, tire primeiro a de um grupo de inocentes, menores que ele, que não apresentam condições nenhuma de defesa? Os fatos levantados, as peças juntadas levarão as investigações a uma conclusão, a esta altura, irremediável.


Não conseguimos, embora tentamos, consertar o mundo, nem tirar as dores da alma de um ser humano por não sabermos dele as razões, mas não podemos desistir de melhorar o pequeno espaço onde vivemos.



Eu quero acreditar que os nossos filhos estejam seguros nas escolas que nós escolhemos para eles passarem a maior parte do dia.


Quero continuar acreditando que as escolas de Araçatuba estejam se adequando cada vez mais quanto a segurança no fluxo de pessoas em seus prédios, evitando, inclusive, crimes dessa natureza. Dizem que eu vejo bullying em tudo. Eu sei, mais ou menos, distinguir uma violência de outra e sei que bullying deixa sequelas. Por não conseguir mais informações sobre o atirador até o momento em que escrevo este artigo, não posso relacionar a tragédia a um agressor que tenha sido vítima do fenômeno, que não escolhe raça, sexo, crença, posição social, cultural ou financeira.



Se não há uma forma de evitar esse tipo de genocídio dentro de um país, de um estado, vamos nos unir para que esse tipo de tragédia não venha a ocorrer em nossa cidade. Senhores dirigentes escolares, protejam os nossos filhos enquanto eles estão sob a guarda de vocês. Se uma pessoa que apresenta desvio de conduta, que seja um psicopata ou maníaco entra em uma escola armado e faz um estrago desse tamanho, recorrer a Freud para justificar, não convencerá os pais que perdem filhos numa tragédia dessa natureza. Antes mesmo de um diploma, nossos filhos precisam sair da escola com vida. Rita Lavoyer

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Fatos trágicos que aconteceram dentro de escolas no mundo.

AMÉRICA DO NORTE

1997- cidade West Paducah, Kintucky: um adolescente de 14 anos entrou armado na escola matou três alunos e deixou mais cinco feridos; 1998- Jonesboro, Arkansas: dois estudantes de 11 e 13 anos, atiraram contra sua escola, matando quatro alunas e uma professora. 1998- Springfield, Oregon: um adolescente de 17 anos matou a tiro dois alunos e feriu mais vinte; 1999, Littleton, Columbine. Com explosivos e armas de fogo, dois adolescentes de 17 e 18 anos assassinaram 12 alunos, um professor e deixaram dezenas de feridos. Em seguida suicidaram-se.


Alemanha

1999 – um estudante de 15 anos matou uma professora com uma faca. 2000 : um aluno de 16 anos matou a tiros o diretor de escola e depois tentou suicídio; 2001 ; um rapaz de 22 anos matou a tiros o funcionário da empresa; depois se dirigiu à sua ex- escola, matou o diretor e suicidou-se com explosivos; 2002 : um jovem de 19 anos matou 16 pessoas: duas meninas. 13 professores, uma secretária e um policial ; em seguida suicidou-se.


ARGENTINA

2004: adolescente de 15 anos matou a tiro 4 colegas, ferindo mais cinco. Foi preso em seguida.


BRASIL

2003: Taiúva –SP: um adolescente de 18 anos feriu 8 pessoas - Suicidou-se. 2004: Remanso-Bahia: jovem de 17 anos matou a tiros um colega de 13 anos e feriu 3 pessoas. Foi desarmado.


FRANÇA

12/2010 - Jovem faz crianças reféns na França por cerca de 4 horas.



HOJE NO BRASIL

07/04/2011 – Homem entra em escola no Rio de Janeiro e mata 11 crianças ao menos.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

SUPERE O SEU 'PRÓPRIO' BULLYING

Eu sou pequenininha

Das perninhas finas

Não uso sai curta

Porque não combina.

Os meus joelhos são grandes

Como maçaneta de porta

Mas se as pernas são tortas

O que me importa?

A minha barriguinha é grande

Mas aqui não tem bebê.

Ela é grande mesmo

De tanto eu comer... comer... comer...

Os meus braços são curtos,

Parecem até que são fraquinhos,

Os abraços que eles dão

São sempre apertados.

Os meus braços estão sempre abertos,

Nunca estarão cruzados.

Dentro da minha boca

Tem mais aparelho do que dentes .

Então eu mostro tudo num sorriso

Porque vivo sempre contente.

O meu olho direito é manco,

O esquerdo ,às vezes, me deixa na mão,

Pra que olhos perfeitos

Se o olhar verdadeiro

Trago no coração!?

Já me chamaram de orelhuda,

Careca e até branquela.

Quanta gente distraída...

Se esqueceram de dizer

Que eu também sou bem magrela.

Minha língua também é presa

Pra falar até gaguejo.

A minha voz é fina

Não nasci para cantora,

Sou cabeça dura pras regras

Ainda assim, sonho ser escritora.

Vez enquando arrumo confusão

Quando vou discutir ideia.

Já disse :sou cabeça dura

Não trago miolo de geleia.

Também sei quando estou errada,

quando o outro também está.

Experiência da idade...

Eu relevo e me relevam

Preservamos a amizade .

Quando saio do prumo

Giro a baiana, dou piti.

Depois que a cena termina

Rodo o filme de novo

Para eu poder me divertir.

O meu “R” é retroflexo,

“Idioma” mais chique do mundo!

Sabe de uma coisa?

Eu não estou nem aí,

Das minhas qualidades

Não tenho nenhum complexo.

Além do mais eu sou assim!

Se ocê querê ou não querê,

Fazê o quê?

Não me mande receita de mudança.

Eu só sei ser Rita Lavoyer.


RITA LAVOYER


Obs: Os aparelhos dentários, após 24 anos de uso, foram retirados no ano passado.